Quando um lugar te surpreende

No fim do ano tive a felicidade de conhecer um lugar inspirador. Fui à Santa Maria celebrar o ano novo com a minha família. Estávamos a procura de um hotel para pernoitar quando encontramos um que parecia ter um ótimo custo e benefício. Fizemos a reserva e rezamos para que o quarto e o banheiro fossem minimamente descentes, quer dizer, limpos. Afinal no ano anterior tivemos uma péssima experiência com outro hotel da cidade. E tudo o que a gente precisava era de uma boa cama, um banho e um bom café da manhã. Nada demais.

Chegamos ao hotel e a minha surpresa foi entrar em um lugar encantador, cheio de referências arquitetônicas antigas e o plus: com muito verde ao redor. Isso por si só já é um ponto extra bem marcado.

Os quartos eram simples mas agradáveis, tinham ar condicionado – o que para o calor de Santa Maria é essencial e os banheiros, eram muito limpos com uma ducha espetacular.

Conversando com alguns funcionários descobri que o hotel Dom Rafael Cerrito pertence ao grupo Irmãos Maristas e durante muitos anos foi um seminário e centro de eventos. Um amigo me contou ainda que durante um período uma ala da edificação era destino à padres que estavam aposentados de suas funções.

A recepção passou por uma reforma recentemente mas grande parte do prédio mantém muito de sua originalidade, como é o caso dos ladrilhos em branco e vermelho, do piso em granilite – na mesma paleta – encontrado nas escadarias e na sala do café da manhã e dos cobogós em concreto pintados de branco. Grandes tendências para a arquitetura e decoração. É verdade que aqueles ladrilhos mereciam uma boa lavada mas isso não tirava a beleza de seus desenhos geométricos.

Granilite: mistura de cimento, areia e água com partículas de diferentes tamanhos de mármore, granito e minerais. Muito usado em décadas passadas para revestir pisos e bancadas.

E esses detalhes aliados ao pé direito e ao verde das árvores deixava todo o ambiente mais sereno e pleno. E quase me esqueci de contar que temos uma bela vista de Santa Maria.

Certamente conhecer esse lugar foi uma grata surpresa. É por essas e outras que a arquitetura me fascina. Afinal ela têm o poder de modificar o ambiente e criar vivências e sensações.

E você, já se surpreendeu com algum lugar do ponto de vista arquitetônico ou decorativo? Se sim, quero saber da sua experiência também.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *