Granilite e marmorite: a volta dos que não foram

O mundo dá voltas. O que foi sucesso há algum tempo pode voltar com uma nova roupagem. Assim é na moda e aparentemente na arquitetura e decoração.

O granilite e o marmorite são grandes tendências na decoração para esse ano. Esse revestimento foi muito usado nas décadas de 40 em pisos, pátios e até mesmo em áreas de serviço e banheiros. Certamente a sua tia, avó ou vizinha que mora naquela casa antiga ou até mesmo aquele prédio não tão antigo tem um piso ou uma escada com granilite.

A novidade é que agora eles estão de volta em outras cores e usos. Mas antes de seguirmos com as inspirações, que tal conhecer um pouco mais sobre o assunto?

Granilite é uma mistura de cimento branco ou comum, com areia e água com partículas grandes ou pequenas de pedras que podem ser de granito, mármore e quartzo, entre outros minerais.

Marmorite é quando são usadas apenas partículas de mármore na mistura.

Esse revestimento é mais resistente que o cimento queimado e vale lembrar que quanto mais duro o mineral, mais resistente o granilite se torna. O mineral mais resistente é o quartzo, seguido do granito e mármore.

O granilite pode ser polido, indicado para piso, rodapés, soleiras e peitoris, paredes e bancada.

Ou fulgê, sem polimento, com aspecto mais rustico, perfeito para áreas molhadas ou externas.

Importante salientar que no caso do granilite polido o piso fica liso, sendo assim esse acabamento não é indicado para áreas molhadas como cozinhas e banheiros, nem para áreas e escadas externas, pois após o polimento ele se torna extremamente escorregadio.

Confesso que não dei muita importância para o granilite enquanto a minha casa estava em construção. Mas agora que vi várias referências e a minha escada está pronta, imagino que ela teria ficado muito bonita com um granilite em tons de branco, preto e cinza. Uma pena que agora já é tarde. Todo caso, imagino que um marmorite em tons de rosa, daria uma bancada para o lavabo muito bonita.

E você, usaria o granilite em qual ambiente na sua casa?

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *