Bancada de madeira: já pensou em ter uma?

Oi seja bem vindo ao Casa em Pauta. Uma plataforma digital sobre construção, arquitetura, decoração e design, sempre com muita inspiração.

Hoje eu trago uma tendência que vem com tudo para esse novo ano: bancada da cozinha em madeira!

Já faz algum tempo que bancadas feitas com madeira vem timidamente conquistando novos admirados. Desde que eu comecei a pesquisar referências para a minha casa, isso a três anos atrás, eu comecei a desejar uma bancada de madeira na minha cozinha. Não me lembro desde quando, mas sempre achei que a cozinha com a bancada de madeira fica mais acolhedora, elegante, quente e claro, bonita de se ver na foto e no vídeo.

Desde então, venho buscando referências, pesquisando a respeito do assunto e convencendo o meu marido de que essa é uma opção segura e econômica. Afinal de contas, a grande maioria das pessoas usa pedras, granito ou silistone nessa área.

Para se tornarem aptas para serem usadas na cozinha, a madeira deve receber um tratamento específico com resina, óleo mineral ou verniz. Para que ela se torne impermeável e resistente a umidade e ao excesso de água.

Uma das madeiras mais utilizadas e popular é a teka, muito usada na construção náutica. Que consiste em pequenos pedaços de madeira que unidos formam a bancada. Mas há outras opções de madeiras nobres ou de reflorestamento, com mais ou menos densidade, mais claras ou mais escuras, mais amareladas ou mais avermelhadas. Aí tudo depende do teu gosto e da tua verba para esse investimento.

Ainda não havíamos pesquisado aqui em Caxias do Sul quais as madeiras disponíveis e os valores. Tivemos uma feliz surpresa quando fomos á empresa responsável em fornecer as esquadrias e as portas externas para a nossa casa. Contamos ao Genilson, quem vem nos atendendo sobre o nosso desejo de fazer a bancada em madeira e ele nos sugeriu algumas opções indicadas para esse uso.

Dentre as opções encontramos a madeira Cumarú. Gostamos tanto do tom dessa madeira que a escolhemos para fazer as nossas portas externas. E o melhor de tudo? Ganhamos uma amostra!

Pesquisando sobre a questão de cuidado e tratamento encontramos várias dicas no Youtube, inclusive tem uma canal que fala só sobre tipos de madeiras e tratamentos indicados.

Inicialmente eu acreditava que o produto mais seguro para proteger a madeira era o verniz náutico. No entanto, pesquisando melhor, vimos que há outras opções mais práticas e baratas como o óleo de peroba e o óleo mineral.

Fizemos o teste com a nossa amostra e acreditamos que o óleo seja a melhor opção até o momento. Diferente do verniz, o óleo deve ser aplicado uma vez ao ano.

Mas e porque não usar o verniz? Além do trabalho para aplicar ser maior, com o tempo o verniz pode produzir bolhas e essas bolhas estouram e aí a umidade pode vir a danificar a madeira.

Bancada de madeira na cozinha

O custo, o tamanho e tipo da madeira podem variar de acordo com a região. Mas geralmente costuma ser uma opção mais em conta quando comparada a outros materiais como mármore, granito, silestone e nanoglass, por exemplo.

E o mais bacana é que a madeira é muito versátil, combinado com muitos estilos decorativos, como o rústico, moderno, nórdico, industrial, entre outros..

Bom em breve, mostro a nossa bancada e prometo dar um update sobre os cuidados e o uso no dia a dia, se você deixar um comentário para mim!

Até mais vizinhos. Tchau, tchau,

Você também pode gostar de

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *