Arquitetura e sustentabilidade com a Parada Verde

Soluções sustentáveis para práticas do dia-a-dia, é o que propõe o ecco! arqui studio, escritório de arquitetura especializado em construções sustentáveis com sede em Porto Alegre e Caxias do Sul.

E foi pensando nisso que as arquitetas Fernanda Basso e Karen Basso tiveram a iniciativa de oferecer há algumas empresas, projetos que visassem inserir a sustentabilidade no cotidiano das pessoas de forma natural, impactante e criativa. Dessa forma surgiu a Parada Verde, projeto realizado em parceria com a empresa de transporte coletivo VISATE em Caxias do Sul.

A iniciativa transformou um ponto de ônibus localizado em frente a empresa, em um ponto de ônibus com telhado verde que também produz energia solar. Mostrando que arquitetura e sustentabilidade, quando unidas podem transformar o ambiente e embelezar a cidade.

Para a realização da Parada Verde, aproveitou-se a estrutura original do ponto de ônibus, fazendo pequenos ajustes para que fosse capaz de receber um teto verde, que traz benefícios ambientais, térmicos e visuais para a cidade.

Além disso, foram instaladas também duas placas fotovoltaicas no local, que tornam a parada energeticamente autossuficiente, oferecendo eletricidade para alimentar pontos de recarga de celular e garantir a iluminação da região com lâmpadas LED.

Nos bancos e no próprio telhado ainda foram utilizadas madeiras plásticas, que aproveitam resíduos da indústria moveleira em sua composição. E mais: assentos antigos de ônibus foram reformados e reaproveitados no local, que está protegido com vidro laminado, garantindo conforto, segurança e proteção contra intempéries.

Que saber os detalhes da realização desse projeto inovador? Confira abaixo o vídeo que o Casa em Pauta produziu em parceria com o ecco! arqui studio.

Aproveite e inscreva-se no canal para receber o nosso conteúdo sobre arquitetura, construção, decoração e design, sempre com muita inspiração.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *